P
e r g u n t a r e r e s p o n d e r |
Por
ser uma prova aberta, as questões exigem uma atenção
redobrada quanto a intelecção e a interpretação,
pois a partir destes dois fatores será possível delimitar
as respostas evitando os erros de extrapolação,
redução, contradição e inadequação.
Extrapolação: generalizar com
base em dados parciais ou reduzidos; estender a validade de uma afirmação
ou conclusão além dos limites em que ela é comprovável; exceder (Houaiss);
indevidamente acrescentar elementos na resposta que ultrapassam o texto.
Compreender o texto e compreender a pergunta são
as melhores maneiras de evitar a extrapolação. Como os
textos da prova são trechos tirados de uma obra indicada ou do
programa, não há como responder fiando-se apenas no trecho
da prova, é necessário ter uma compreensão mais
ampla, do texto indicado ou dos temas do programa.
Redução:
falar apenas de uma parte do texto deixando de abordar todas a possibilidades
oferecidas no trecho em pauta. A conseqüência é uma
resposta empobrecida por falta de elementos. Uma resposta pode ser simples
e não reduzida, por isso é importante tomar cuidado para
não reduzir tentando sintetizar.
Perceber as subordinações das frases
dentro do trecho pode evitar a redução.
Contradição: relação de incompatibilidade
entre duas proposições que não podem ser simultaneamente verdadeiras
nem simultaneamente falsas, por apresentarem o mesmo sujeito e o mesmo
predicado, mas diferirem ao mesmo tempo em quantidade e qualidade.(Houaiss)
Perceber o nexo entre as frases e argumentos. Identificar
a conclusão relacionada com as premissas dadas é o melhor
modo de não produzir uma resposta contraditória.
Inadequação: resposta não
pertinente, não expressando nada do que se refere ao texto ou
à pergunta.
Ter clareza sobre os conteúdos tanto do programa
quanto dos textos permite respostas adequadas. Um tema sobre "conhecimento"
não pode ser respondido a partir de temas sobre "política"
ou "ética", por exemplo, ou a uma questão que
se refere ao conteúdo do texto de Kant ser respondida com o conteúdo
que se refere aos pensamentos de Pascal.
As
questões das provas anteriores foram feitas a partir de enunciados
que incluíram comandos para respostas:
. analisar: estabelecer relações de idéias
e raciocínios de modo lógico em função das
partes do texto; isso significa argumentar.
. a favor ou contra: argumentar coerentemente a favor ou
contra o trecho citado. Nunca falar, por um lado, a favor, e por outro,
contra, ou seja, não ser a favor e contra na mesma resposta.
. comparar: fazer paralelos entre idéias semelhantes e/ou
diferentes.
. comentar: dar opinião de partes ou totalidade do texto.
. explicar: mostrar com palavras e frases próprias os
nexos causais (causa e conseqüência) do texto.
. explicitar: tornar clara a idéia trazida pelo trecho
citado, não permitindo ambigüidades.
. identificar: reconhecer e citar partes do texto solicitadas
na pergunta.
. interpretar: reproduzir com paráfrase partes ou a totalidade
do texto.
. paráfrase: reescrever o texto ou parte do texto com
as próprias palavras ou de maneira diferente.
|