Filosofia é um conceito que abrange várias
coisas, portanto para defini-la é necessário fazer uma escolha.
Podemos tomar a definição dada por Marilena Chaui
(filósofo brasileira): "A decisão de não aceitar
como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos,
as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência
cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado
e compreendido."
"Para Platão a filosofia tem
um fim prático, moral; é a grande ciência que resolve
o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente,
através da especulação, do conhecimento da ciência.
Mas - diversamente de Sócrates, que limitava a
pesquisa filosófica, conceptual, ao campo antropológico
e moral - Platão estende tal indagação ao campo metafísico
e cosmológico, isto é, a toda a realidade." (site:
Mundo
dos Filósofos)
A Filosofia surgiu como busca de respostas para a causa
dos fenômenos, já que a mitologia tinha sido questionada
e abandonada como poder explicativo para eles. Abandona-se a narrativa
mitológica e inventa-se outro tipo de linguagem com poder de explicar.
Esta linguagem tem a característica de ser coerente, pertinente
e imanente. Não se recorre mais a seres sobrenaturais para as explicações,
a partir da Filosofia as explicações deixam de ser transcendentes
e passam a ser imanentes, ou seja, a causa dos fenômenos emana da
própria natureza. O termo inventado por Heráclito para expressar
esta linguagem foi 'logos'. Com os filósofos pré-socráticos,
'logos' era um fundamento que causava os fenômenos.
Filosofia, amizade ao saber, é, portanto, a área
do conhecimento humano que busca entender fatos, fenômenos, e a
origem das coisas da natureza e das relações humanas fundamentadas
na própria natureza e nas relações. Para melhor entender:
para responder qual a utilidade e quais os fundamentos da Ciência,
é necessário a Filosofia da Ciência, pois a linguagem
científica é insuficiente para dar esta resposta.
Os pré-socráticos buscavam os fundamentos
quando faziam Filosofia: Tales disse que o fundamento de todos os fenômenos
era a água: "Tudo é água.", Heráclito
disse: 'O logos é fogo.'
Disse Nietzsche: "a filosofia
grega parece começar com uma idéia absurda, com a proposição:
a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será
mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério?
Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição
enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz
sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque
nela, embora apenas em estado de crisália, está contido
o pensamento: ‘Tudo é um’. A razão citada em
primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos,
a segunda o tira dessa sociedade e no-lo mostra como investigador da natureza,
mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro
filósofo grego".
A Filosofia está no universo da razão
ou da racionalidade. E ela ocorre quando os filósofos pensam a
respeito dos fundamentos de outras ciências. Jonh Dewey
(filósofo americano) disse sobre a Filosofia: "Pois, para
encontrar os fatos deste mundo e as suas causas, é claro que deveremos
recorrer às matemáticas, à física, à
química, à biologia, à antropologia, à história,
etc., e não à filosofia. Às ciências é
que compete dizer quais as generalizações admissíveis
sobre o mundo e quais, especificamente, são elas. Mas quando perguntamos
que espécie de atitude permanentemente ativa para com o mundo as
revelações científicas exigem de nós, estamos
a formular uma questão filosófica."
A Filosofia procede como a Ciência: procura generalizar
através de conceitos após uma exaustiva pesquisa de seus
objetos. Mas Filosofia não é Ciência. Disse o filósofo
Sponville:
O
que é filosofia? É uma prática teórica
(discursiva, razoável, conceitual), mas não científica;
ela se submete unicamente à razão e à experiência
- com exclusão de toda revelação de origem
transcendente ou sobrenatural - e visa menos a conhecer do que a
pensar ou questionar, menos a aumentar nosso saber do que a refletir
sobre aquilo que sabemos ou ignoramos. Seus objetos de predileção
são o Todo e o homem. Seu alvo, que pode variar segundo as
épocas e os indivíduos, será com mais freqüência
a felicidade, a liberdade ou a verdade, e mesmo a conjunção
das três (a sabedoria). |
A quinta questão
de Filosofia do Vestibular UFMG/2001 refere-se à mitologia e à
filosofia a partir de dois trechos apresentados, um de Hesíodo
e outro de Aristóteles, clique aqui
para ver a questão.
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