<<CONCEITOS
O CONCEITO 'FILOSOFIA'
Site: www.philosophy.pro.br
Autor: Flávio Netto Fonseca
Professor de Filosofia

    Filosofia é um conceito que abrange várias coisas, portanto para defini-la é necessário fazer uma escolha. Podemos tomar a definição dada por Marilena Chaui (filósofo brasileira): "A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido."
   "Para Platão a filosofia tem um fim prático, moral; é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência. Mas - diversamente de Sócrates, que limitava a pesquisa filosófica, conceptual, ao campo antropológico e moral - Platão estende tal indagação ao campo metafísico e cosmológico, isto é, a toda a realidade." (site: Mundo dos Filósofos)
   A Filosofia surgiu como busca de respostas para a causa dos fenômenos, já que a mitologia tinha sido questionada e abandonada como poder explicativo para eles. Abandona-se a narrativa mitológica e inventa-se outro tipo de linguagem com poder de explicar. Esta linguagem tem a característica de ser coerente, pertinente e imanente. Não se recorre mais a seres sobrenaturais para as explicações, a partir da Filosofia as explicações deixam de ser transcendentes e passam a ser imanentes, ou seja, a causa dos fenômenos emana da própria natureza. O termo inventado por Heráclito para expressar esta linguagem foi 'logos'. Com os filósofos pré-socráticos, 'logos' era um fundamento que causava os fenômenos.
   Filosofia, amizade ao saber, é, portanto, a área do conhecimento humano que busca entender fatos, fenômenos, e a origem das coisas da natureza e das relações humanas fundamentadas na própria natureza e nas relações. Para melhor entender: para responder qual a utilidade e quais os fundamentos da Ciência, é necessário a Filosofia da Ciência, pois a linguagem científica é insuficiente para dar esta resposta.
   Os pré-socráticos buscavam os fundamentos quando faziam Filosofia: Tales disse que o fundamento de todos os fenômenos era a água: "Tudo é água.", Heráclito disse: 'O logos é fogo.'
   Disse Nietzsche: "a filosofia grega parece começar com uma idéia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisália, está contido o pensamento: ‘Tudo é um’. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e no-lo mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego".
   A Filosofia está no universo da razão ou da racionalidade. E ela ocorre quando os filósofos pensam a respeito dos fundamentos de outras ciências. Jonh Dewey (filósofo americano) disse sobre a Filosofia: "Pois, para encontrar os fatos deste mundo e as suas causas, é claro que deveremos recorrer às matemáticas, à física, à química, à biologia, à antropologia, à história, etc., e não à filosofia. Às ciências é que compete dizer quais as generalizações admissíveis sobre o mundo e quais, especificamente, são elas. Mas quando perguntamos que espécie de atitude permanentemente ativa para com o mundo as revelações científicas exigem de nós, estamos a formular uma questão filosófica."
   A Filosofia procede como a Ciência: procura generalizar através de conceitos após uma exaustiva pesquisa de seus objetos. Mas Filosofia não é Ciência. Disse o filósofo Sponville:

  O que é filosofia? É uma prática teórica (discursiva, razoável, conceitual), mas não científica; ela se submete unicamente à razão e à experiência - com exclusão de toda revelação de origem transcendente ou sobrenatural - e visa menos a conhecer do que a pensar ou questionar, menos a aumentar nosso saber do que a refletir sobre aquilo que sabemos ou ignoramos. Seus objetos de predileção são o Todo e o homem. Seu alvo, que pode variar segundo as épocas e os indivíduos, será com mais freqüência a felicidade, a liberdade ou a verdade, e mesmo a conjunção das três (a sabedoria).


   A quinta questão de Filosofia do Vestibular UFMG/2001 refere-se à mitologia e à filosofia a partir de dois trechos apresentados, um de Hesíodo e outro de Aristóteles, clique aqui para ver a questão.