TEXTOS
LINKS
ARGUMENTO LÓGICO

      Os fenômenos ocorrem em variedade, e no mundo humano, procuramos explicá-los quando há necessidade ou há algum tipo de interesse em fazê-lo. Nem todo fenômeno implica em uma explicação. Mas, quando ocorre algo que nos é estranho, percebemos que há algo errado. E de fato está "errado" porque não sabemos explicar os motivos que geraram o fenômeno, ou seja, desconhecemos as causas do fenômeno.
      
Exemplo 01:

      Os objetos que estavam sobre a mesa mudaram de posição: ficaram acima do nível em que se encontravam. O pesquisador necessitava que os objetos ficassem com uma ernergia potencial maior, por isto, ele os deslocou para a última prateleira.

Observe que neste parágrafo apresenta-se um fenômeno assim como a sua causa. Construiu-se um argumento lógico, pois ele é coerente e pertinentemente formado.

Fenômeno: Os objetos que estavam sobre a mesa mudaram de posição: ficaram acima do nível em que se encontravam.
Causa: O pesquisador necessitava que os objetos ficassem com uma ernergia potencial maior, por isto, ele os deslocou para a última prateleira.

Exemplo 02:

      Os seres humanos trafegam com muita rapidez e intolerância nas cidades. O estresse da vida urbana traz este malefício ao convívio.

Fenômeno: Os seres humanos trafegam com muita rapidez e intolerância nas cidades.
Causa: O estresse da vida urbana trás este malefício ao convívio.

Exemplo 03:

      De acordo com Thomas Hobbes, o contrato social que os homens fazem entre si tem como fim superar o estado de natureza no qual o homem é lobo do homem.

Fenômeno: ... o contrato social que os homens fazem entre si ...
Causa: ... superar o estado de natureza no qual o homem é lobo do homem.

Exemplo 04:

      Época de eleição é época de desvarios. A razão costuma entrar em férias e a sensibilidade fica à flor da pele. Em família e no trabalho, no clube e na igreja, todos manifestam opiniões sobre articulações políticas e candidatos. (Frei Betto)

Fenômeno: Época de eleição é época de desvarios... Em família e no trabalho, no clube e na igreja, todos manifestam opiniões sobre articulações políticas e candidatos.
Causa:
A razão costuma entrar em férias e a sensibilidade fica à flor da pele.

Observação: Mesmo falando dos desvarios da política, o autor utiliza-se da razão para explicar-se.