P
o r q u e e s t u d a r f i l o s o f
i a ? |
John
Dewey |
Marilena
Chaui |
O filósofo americano John Dewey, em seu livro
"Democracia e Educação", diz que: "Pois,
para encontrar os fatos deste mundo e as suas causas, é claro
que deveremos recorrer às matemáticas, à física,
à química, à biologia, à antropologia, à
história, etc., e não à filosofia. Às ciências
é que compete dizer quais as generalizações admissíveis
sobre o mundo e quais, especificamente, são elas. Mas quando
perguntamos que espécie de atitude permanentemente ativa para
com o mundo as revelações científicas exigem de
nós, estamos a formular uma questão filosófica."
Podemos tomar esta afirmativa para iniciar uma resposta à pergunta
acima formulada. Podemos nos servir de vários exemplos implicados
pela afirmativa de Dewey. Antes dos exemplos, devemos perceber que Dewey
faz uso da Filosofia de modo a refletir sobre as atitudes humanas, isto
significa que ele, nesta afirmativa, vê a Filosofia em sua especificidade
Ética, ou seja, vê a Filosofia fazendo ciência do
comportamento humano em relação às invenções
e descobertas das outras disciplinas. Isto nos leva ao primeiro exemplo
que, hoje, solicita nossa reflexão: "Que atitude devemos
ter em relação à clonagem?" Respostas como:
"Eu sou a favor à clonagem.", ou "Isto é
assunto da Ciência, não tem nada a ver comigo.", ou
"Sou a favor, desde que não me clonem.", seriam suficientes
para dar conta da dimensão do problema que se instala? Outra
questão que é bastante atual e que já esbarra em
nossas portas, a violência. Temos alguma coisa a ver com ela?
Ou a sua solução é um problema apenas das autoridades
políticas? Teria a Filosofia da vida moral (a Ética) algum
papel a desempenhar em relação a estes dois temas: clonagem
e violência? Uma pista para responder a esta pergunta é
o fato de que leis precisam ser feitas para se estabelecer um controle
sobre a clonagem e a violência, a Ética (ou Filosofia da
vida moral) pode dar subsídios para se pensar como criar estas
leis.
Em seu livro "Convite à Filosofia",
Marilena Chauí procura nos facilitar a resposta. Partindo de
perguntas que fazemos diariamente, como, "que horas são?",
"que dia é hoje?", e de frases como, "Maria está
mais jovem do que Glorinha", "ele está sonhando",
"ela está maluca". Podemos acrescentar mais algumas:
"você não está falando a verdade!", "não
confio nele, ele é mentiroso!", "sou livre para fazer
o que quero!". Vivemos nossas vidas lidando com o mundo que nos
cerca e nele há coisas e pessoas e cremos que elas são
óbvias e verdadeiras. Não nos preocupamos em saber sobre
as questões que caracterizam o fazer filosófico, como,
por exemplo: "o que é o tempo?", "o que é
a loucura?", "o que é o sonho?", "o que é
a verdade?","o que é a mentira?", "o que
é a liberdade?".
Desde o seu nascimento, na Grécia, a Filosofia
procura criar e definir conceitos gerais sobre as coisas. Busca dar
significação aos conceitos procurando dar-lhes a maior
amplitude de compreensão para o uso mais amplo possível
nas relações humanas.
Finalmente, para responder "Para que estudar Filosofia?",
exige de nós uma atitude de distanciamento em relação
a vida cotidiana, fazendo abstração, refletindo sobre
coisas que nos parecem evidentes, que depois de pensadas a partir de
hipóteses, percebemos que não são tão evidentes
como imaginávamos. O tratamento filosófico da natureza,
como fez Galileu, por exemplo, nos evidenciou que de fato, a Terra não
era fixa e que se movia em torno do Sol, contestando a visão
geocêntrica.
A Ciência nos coloca, hoje, a questão sobre "qual
clonagem, a reprodutiva ou a terapêutica?". Vemos que a questão
não é mais "contra ou a favor" e sim qual delas
é a mais eticamente aceitável. Vê-se que esta questão
deixou de ser científica para se tornar filosófica e política.
Filosófica por que trata sobre a vida dos humanos como um todo
e política porque exige que se tome uma decisão e que
se aprove leis para o seu controle, e principalmente porque é
de interesse de toda a humanidade. A Filosofia ao se estabelecer como
"história das idéias" desde, aproximadamente,
450 a.C., pode nos fornecer a linguagem, as hipóteses, os métodos,
os debates, os argumentos, as visões de mundo, em fim várias
ferramentas que nos auxiliem a responder questões que ultrapassam
as disciplinas específicas.
Qual é o seu objeto de estudo?
Diante do exposto, percebemos que o objeto de estudo
da Filosofia é bastante amplo e de difícil delimitação.
Para se fazer um estudo filosófico, não se tem a mesma
facilidade como o de se fazer a análise das propriedades físicas
de um dado metal. Os objetos da Filosofia são vários:
"a vida moral" (Ética), "o conhecimento"
(Epistemologia), "a arte" (Estética), "a
essência" (Ontologia ou Metafísica), "a linguagem"
(Filosofia Analítica). Como foi dito acima, os objetos para o
estudo da filosofia estão na natureza e nas relações
humanas, ou seja, quase todas as áreas do conhecimento humano
podem sofrer uma pesquisa filosófica.
O
que é Filosofia?
Como podemos observar os objetos da Filosofia são
muitos. O afazer filosófico visa observar e analisar estes objetos
de um modo crítico buscando neles coerência, lógica
e as causas que os fundamentam. Não é uma tarefa fácil
buscar fundamentos, que significa buscar os primeiros princípios
ou os princípios que regem um ou outro objeto. Na contemporaneidade
a busca pela verdade última das coisas foi colocada sob suspeita,
pois uma verdade que poderia ter uma objetividade e uma realidade óbvia,
depende do sujeito que conhece, portanto ela seria uma verdade relativa
a cada sujeito cognoscente. Marilena Chauí nos dá uma
primeira definição do que seja a Filosofia: "A decisão
de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias,
os fatos, as situações, os valores, os comportamentos
de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes
havê-los investigado e compreendido." Veremos que esta é
apenas uma das respostas. Há várias filosofias com respostas
diferentes.
Não pretendemos, com este curso formar filósofos,
mas dar subsídios básicos para indicar caminhos e modos
de filosofar, e mostrar a necessidade da Filosofia para qualquer profissão
ou objetivos na vida, tão fundamental quanto a Matemática
e a Língua Portuguesa.
Etimologicamente, a palavra Filosofia é a composição
de "Filo" e "Sofia", que em grego significa "amizade
ao saber". Portanto, o filósofo não é o sábio,
aquele que conhece tudo, ele é sim um indagador, um investigador,
aquele que procura respostas. Ele mais duvida do que tem certezas. Portanto
se você tem curiosidade, se você se espanta com as coisas
e tem muitas incertezas, com mais alguns passos você inicia seu
caminho na Filosofia.
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